Ceremonial Torture Majestic Dragon Moon (2016)

Alertado por um amigo com um refinadíssimo gosto em Black Metal – e que sabe muito bem aquilo que me agrada – cheguei a este projecto. Tarde, verdade, mas cheguei. Ao fazer uma rápida pesquisa depressa cheguei às raizes deste multi-instrumentista e, para aqueles que, como eu, entendem que ainda há Black Metal fiel às raízes, tendo apenas que “escavar”, os seguintes nomes trarão um sorriso de satisfação. Diabolus Flagellation, Necromonarchia Daemonum, Witchcraft, Black Feast, Moonfall, OfDoom, Under Horns, Necromantical Psalm, Throat Vomica. De referir que cada um destes projectos/bandas é exímia naquilo que faz (ou fazia, já que nem todos estão “vivos”): Black Metal enraizado na velha escola finlandesa (Beherit worship, com upgrades e variações). Aqui sob o moniker Goatprayer Doom Predictor, mas também poderia ser Goat Prayer of Black Baptism, Demonomancer of the Rising Curse of Witchery ou Nazarene Beheader (hate me, mas estas gimmicks ainda mexem com o fã de Black Metal, juvenil, que desenhava pentagramas e cruzes invertidas nas paredes do Liceu). Finlandês num processo de adoração dos clássicos do Black Metal grego: Varathron e Necromantia. Recurso a um baixo forte e que se sente que está presente, sendo ele um dos condutores da música. O recursos a teclas aporta ambientes soturnos e reminiscencias de conjunturas do Passado. Soa a datado, mas não soa velho, não soa desadequado. Há aqui uma busca daquele som tão característico da Grécia dos anos 80/90, delicado e “romântico”, mas igualmente assustador e melancólico.

Por vezes, o prestar homenagem termina numa cópia fraca e sem sentimento, mas há aqui vários elementos que afastam essa ideia: o facto de ser um músico conceituado – in my book at least – com provas mais que dadas nestas aventuras das “Artes Negras”, e a noção de como levar a cabo um “tributo”, fazem com que o mesmo seja um produto mais que válido (muito mais que válido). Esta Demo, dada a conhecer ao Mundo em 2016, é composta por 1 Intro e 4 temas. Pelos vistos, a mesma só era passível de ser obtida contactando o músico. Pessoalmente, desconheço se tal ainda é assim ou se já há uma distribuição mais ampla e global, especialmente tendo em conta que os 2 Splits que sucederam esta Demo – com Reptile Womb e Hail Conjurer, ambos em 2019 – foram editados por editoras – Black Omen Records e Bestial Burst – e até esse facto joga em benefício do mesmo. Como me foi dito já há algum tempo por um dos membros de Forbidden Temple, o Black Metal há muito que saiu do underground e se espalhou pelo mainstream, pelo que esse sentimento de fidelidade é sempre bem vindo. Haja consistência nas acções dos músicos e, desde que sigo este Senhor que esse é o sentimento que retiro do mesmo. Pode, sim, ser uma daquelas jogadas recorrentes, mas se é, não deixa de ser exemplar. Quase que se sente o mesmo que aquando do primeiro contacto com o Black Metal, aquela honestidade, aquela teatralidade que, naquele momento não era teatro, mas sim a visão que cada um daqueles músicos tinha da música que tocava, do Black Metal. Hoje em dia estranhamos, quiçá, esta postura e predisposição para com a música e o meio, talvez porque não o concebemos como possível, hoje, em 2020, em pleno séc. XXI. Ceremonial Torture, Witchcraft, Black Feast, etc e etc, seja pelo facto dos finlandeses terem, porventura, outra postura perante o Black Metal, seja porque as bases do género no país estão assentes numa estrutura deveras “visceral” e associadas a uma postura, a uma estética, a uma espiritualidade ou o que quer que seja, muito específicas e próprias, mas ainda se sente essa adoração ao que foi feito no Passado.

Isto sim, poderá soar a cliché e a discurso de embelezamento da obra, mas no final é o sentimento que o ouvinte retira da música, que perdurará. No fundo, creio que sinto falta de músicos que reneguem o Presente em detrimento do Passado, insistam em não seguir uma linha “moderna” do Black Metal e emanem, de cada uma das suas criações, aquele aroma a Morte e a Decrepitude, prestando assim uma real homenagem ao Black Metal e à sua essência primordial.

ENGLISH VERSION:

Ceremonial Torture Majestic Dragon Moon (2016)     

Alerted by a friend with a refined taste in Black Metal - and who knows very well what I like - I arrived at this project. Late, really, but I'm here. By doing a quick search I quickly got to the roots of this multi-instrumentalist and, for those who, like me, understand that there is still Black Metal true to their roots, having only to "dig", the following names will bring a smile of satisfaction. Diabolus Flagellation, Necromonarchia Daemonum, Witchcraft, Black Feast, Moonfall, OfDoom, Under Horns, Necromantical Psalm, Throat Vomica. It should be noted that each of these projects / bands excels at what they do (or did, since not all are “alive”): Black Metal rooted in the old Finnish school (Beherit worship, with upgrades and variations). Here under the moniker Goatprayer Doom Predictor, but it could also be Goat Prayer of Black Baptism, Demonomancer of the Rising Curse of Witchery or Nazarene Beheader (hate me, but these gimmicks still mess with the juvenile Black Metal fan, who drew pentagrams and inverted crosses on the walls of the Lyceum). Finns in a process of worshiping the Greek Black Metal classics: Varathron and Necromantia. Use of a strong bass that feels like it's present, being one of the conductors of music. Key features provide gloomy environments and reminiscences of past times. It sounds dated, but it doesn't sound old, it doesn't sound inappropriate. There is a search here for that sound so characteristic of Greece in the 80s and 90s, delicate and “romantic”, but equally frightening and melancholy.

Sometimes, paying homage ends in a weak copy and without feeling, but there are several elements that rule out that idea: the fact that he is a renowned musician - in my book at least - with more evidence than given in these adventures of the “Black Arts” , and the notion of how to carry out a “tribute”, make it a more than valid product (much more than valid). This Demo, made known to the World in 2016, consists of 1 Intro and 4 themes. Apparently, it could only be obtained by contacting the musician. Personally, I don't know if this is still the case or if there is already a wider and global distribution, especially considering that the 2 Splits that followed this Demo - with Reptile Womb and Hail Conjurer, both in 2019 - were edited by publishers - Black Omen Records and Bestial Burst - and even that fact plays to the benefit of it. As I was told some time ago by one of the members of Forbidden Temple, Black Metal has long since left the underground and spread through the mainstream, so that feeling of fidelity is always welcome. There must be consistency in the actions of the musicians and, as long as I follow this Lord, that is the feeling I get from him. It may be one of those recurring moves, but if it is, it is still exemplary. It almost feels like the first contact with Black Metal, that honesty, that theatricality, which at that time was not theater, but rather the vision that each of those musicians had of the music they played, of Black Metal. Nowadays, perhaps, we are surprised by this posture and predisposition towards music and the environment, perhaps because we did not conceive it as possible, today, in 2020, in the middle of the century. XXI. Ceremonial Torture, Witchcraft, Black Feast, etc. and etc., either because the Finns may have another stance towards Black Metal, or because the bases of the genre in the country are based on a very “visceral” structure and associated with a stance, to aesthetics, spirituality or whatever, very specific and specific, but you still feel that adoration of what was done in the past.

This may sound like a cliché and a speech to embellish the work, but in the end it is the feeling that the listener draws from the music, which will endure. Basically, I believe I miss musicians who renounce the Present to the detriment of the Past, insist on not following a “modern” line of Black Metal and emanate, from each of their creations, that aroma of Death and Decrepit, thus rendering a real tribute to Black Metal and its primordial essence.

Ceremonial Torture - "Majestic Dragon Moon" (2016)

Ceremonial Torture - Metal-archives Profile

Comentários

Mensagens populares deste blogue